Tempo de espera: INSS paga em quantos dias o RPV?

Publicado em 13/09/2023

Vale mencionar que alguns fatores individuais podem influenciar o tempo de espera pelo pagamento da RPV.

Tempo de espera: O INSS paga em quantos dias a RPV?

O que você vai conferir neste artigo?

  1. O Tempo de espera da RPV;
  2. Como funciona a sua emissão?
  3. Quando o juiz expede a RPV?
  4. Você sabia que pode adiantar a sua RVP?
  5. Conclusão;
  6. Autor.

Tempo de espera INSS

Quem deveria receber primeiro, alguém que tem um valor alto a receber do governo ou alguém que tenha um valor menor a receber?

A ideia do governo é priorizar quem tem um crédito de menor valor. Dessa forma, mais pessoas recebem sua RPV e em geral elas também necessitam mais desse valor. Por isso, as Requisições de Pequeno Valor têm prioridade de pagamento.

Como funciona a sua emissão?

 

A emissão da RPV está diretamente relacionada ao andamento do processo judicial. Ela acontece na fase de execução do processo após a sentença, ainda que haja recursos.

Tempo de espera: O INSS paga em quantos dias a RPV?

Entendendo melhor...

Quando um segurado ingressa com uma ação judicial contra o INSS para reivindicar um direito negado indevidamente, o juiz analisa o caso e, se decidir a favor do segurado, na fase de execução, emite-se a RPV. 

A Requisição de Pequeno Valor (RPV) é um mecanismo usado para pagar valores determinados em sentenças judiciais contra o INSS ou outras entidades públicas. A RPV é aplicada quando o valor da sentença é considerado pequeno, geralmente até um determinado limite definido pela legislação. Quando a sentença atinge ou ultrapassa esse limite, é necessário um precatório, que é um processo de pagamento mais demorado.

Tempo de espera: O INSS paga em quantos dias a RPV? Descubra o prazo de pagamento do INSS: Quando você receberá a sua RPV

No entanto, é importante destacar que esse prazo é uma referência legal e pode sofrer variações na prática, devido a diversos fatores. 

Alguns processos podem ter um andamento mais rápido, enquanto outros podem enfrentar demoras e entraves burocráticos.

O período de quitação do RPV pelo INSS pode oscilar de acordo com uma variedade de elementos, tais como o número de solicitações recebidas, a complexidade do caso e a capacidade financeira da instituição. Contudo, é viável estabelecer algumas orientações amplas a respeito do tema.

 

Quando o juiz expede a RPV?

É importante ressaltar que a emissão do RPV depende da decisão do juiz em favor do segurado. Após essa decisão favorável, na fase de execução, o juiz emite o RPV e encaminhar ao INSS para efetuar o pagamento.

Em geral, o juiz expede o RPV (Requisição de Pequeno Valor) após o trânsito em julgado da decisão judicial, ou seja, quando não há mais possibilidade de recurso.

Assim que o valor for disponibilizado, o juiz intimará o segurado, informando que o montante está pronto para ser levantado.

Em algumas situações, a fase de execução pode ocorrer ainda na primeira instância. Quando, por exemplo, existe um acordo entre as partes e portanto nenhum recurso será apresentado.

Você sabia que pode adiantar a sua RVP?

A venda de um processo em fase de liquidação assegura a entrada de fundos na conta, mesmo antes da conclusão do julgamento. 

 

Entre em contato com o LCbank para saber mais! 

Nós adquirimos o seu processo e assumimos a responsabilidade pela sua conclusão. 

 

Outro ponto relevante a se considerar como uma vantagem na venda desse título é que nem sempre há garantia de quando acontecerá o recebimento dos valores. 

 

A venda de um processo em fase de liquidação assegura a entrada de fundos na conta, mesmo antes da conclusão do julgamento.

Tempo de espera: O INSS paga em quantos dias a RPV?

Conclusão

Em resumo sobre o tempo de espera INSS, a emissão da RPV ocorre após a tramitação do processo judicial e a decisão favorável e definitiva do juiz. 

Embora a legislação estabeleça um prazo máximo de 60 dias para pagamento do RPV, é importante considerar que a duração do processo pode variar, tornando difícil prever com exatidão quando o RPV será emitido.

O LCbank pode te auxiliar nesse processo.

Com o crescimento das reclamações pela demora no pagamento dos processos judiciais dos aposentados e pensionistas do serviço público federal e do INSS, o LCbank surgiu para oferecer rapidez e segurança para o recebimento de valores provenientes de demandas judiciais.

 

Acesse nosso blog para saber mais.

Carine Santana

Carine Santana

Bacharel em Direito com especializações em Marketing e Copywriting.
Carine atua como Redatora no LcBank.

Consulte o andamento do seu processo e o valor da sua RPV
É muito fácil antecipar sua RPV. Preencha o formulário e um de nossos atendentes vai entrar em contato com você.
Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Menu

Entre em contato Agora:

Acompanhe nossas Redes:

Canal de Relacionamento:

(61) 9426-6387(9h às 19h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)

SAC: 

(61) 99263-6799(9h às 19h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)

Setor Bancário Sul – Quadra 2 Bloco S  Cobertura do Ed. Empire Center 
CEP 70070-904 Brasília/DF

Aviso Legal: O LCbank atua exclusivamente na compra e intermediação de Precatórios, RPVs, direitos creditórios e ativos judiciais. Não somos e nem atuamos como instituição financeira. LCbank – CNPJ 43.945.933/0001-64

Open chat
Receba já o seu dinheiro
Quer antecipar sua RPV, Processo contra o INSS, Precatório do INSS (Federal)? O LCB vai te ajudar agora!